Governo propõe mudanças no seguro rural

Um grupo instituído pelo Governo Federal sugere mudanças no seguro rural

Representantes do setor agropecuário, de instituições financeiras, seguradoras e governo irão constituir uma comissão criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tendo em vista propostas para mudanças no seguro rural.

Objetivo
Essa equipe visa melhorar aspectos operacionais e técnicos, além de sugerir modificações na atuação do Governo dos programas de gestão de risco rural.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesse mês de julho e a proposta possui 90 dias para ser apresentada pela comissão. Em nota oficial no site do Governo, a gestão do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi sempre visou a reformulação do seguro rural.

Não se pode mudar o seguro rural de um dia para o outro.  São necessários entendimentos para fazer mudanças. São alterações de legislação. Não vamos inventar nada novo, vamos finalizar, vamos resolver, afirma Blairo ao site
oficial do MAPA.

A comissão
O grupo de trabalho que irá propor mudanças no seguro rural é composto pelos representantes das seguintes instituições:

– Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Alysson Paulinelli),
– Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vitor Ozaki),
– BM&F Bovespa (Ivan Wedekin),
– Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (Pedro Loyola),
– Organização das Cooperativas Brasileiras (Dilmar Antonio Peri),
– Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Pedro Ferreira Arantes),
– Federação Nacional de Seguros Gerais (Wady José Mourão Cury),
– Instituto PensarAgro (Celio Porto),
– Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Geraldo Mafra),
– Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Miguel Fonseca de Almeida)

Seguro rural
Ao contratar uma apólice de seguro agrícola, o produtor previne-se de possíveis perdas ao recuperar o capital investido em sua lavoura. O principal fator de risco que afeta a produção rural é o clima. O seguro rural direciona-se à pecuária e agricultura. Uma das modalidades nesse tipo de seguro é a agrícola garantindo as culturas permanentes e temporárias.

A Humber Seguros é uma empresa especializada no seguro rural, oferecendo tranquilidade e segurança ao produtor rural, garantindo uma indenização em eventual quebra do rendimento esperado das suas plantações, frutas ou hortaliças, contra os prejuízos causados por eventos climáticos.

Agricultores de qualquer porte e de qualquer localidade no território nacional podem contratar o serviço evitando que seus negócios fiquem vulneráveis às inconstâncias climáticas.

Por outro lado oferece também alguns importantes serviços como a localização de coordenadas, cálculo de áreas e distâncias, elaboração de planta (croqui) da sua propriedade, gratuitamente, e de forma simples, rápida e fácil; tudo online: clique aqui e conheça todos os benefícios.