HomePostsSeguro agrícolaGoverno investe em armazéns para propriedades rurais

Governo investe em armazéns para propriedades rurais

Seguro agrícola

Verba de R$1,4 bilhão financia armazéns em propriedades rurais

Agricultores terão à disposição a partir de 1º de julho a quantia de R$ 1,4 bilhão em crédito para investir em armazéns em propriedades rurais. O valor foi destinado pelo Governo por meio do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).

A armazenagem na fazenda permite que os produtores esperem o momento mais favorável para vender a produção. Assim, ele poderá aguardar até o preço para comercialização for mais compensatório.

Dicas:


Colheita: nessa época a oferta é maior que a demanda, por isso o preço é menor.
Entressafra: nesse período a oferta é menor, permitindo ao produtor cotar em um valor mais alto a produção.

Sobre o financiamento:
Esse auxílio ao produtor rural pertence ao Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Esse financiamento terá juros anuais de 8,5% com o prazo de pagamento de 15 anos, acompanhado de um período de carência de três anos.

Armazenagem no Brasil
A utilização de armazéns em propriedades rurais no país é recente. Nos anos 2000, a capacidade de armazenagem era de 87,8 milhões de toneladas. Desse valor apenas 4% (3,5 milhões de toneladas) era proveniente de propriedade de agricultores.

Uma pesquisa de estoque realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontou que a quantidade de armazéns ativos no país subiu 0,8% entre o primeiro e o segundo semestre de 2015. O levantamento foi divulgado no dia 9 de junho.

.:Acesse na íntegra a matéria, clique aqui.

Esse cenário positivo representa um total de 7.918 estabelecimentos que estão em funcionamento no período estudado. Isso permitiu que a capacidade de estocagem de grãos fosse elevada em 3,3%. São 166 milhões de toneladas de cereais nesses pavilhões.

Os dados indicam que a maior parte desses armazéns encontra-se em propriedades privadas (79,9%). Os demais (17,4%) pertencem a cooperativas de produtores, restando 2,1% em terras do governo. Nesses pavilhões atendem à produção agropecuária (28,6%) ou prestam serviços de armazenagem (28,3%).

Benefícios da armazenagem
A estocagem nas fazendas possibilita o lucro do agricultor já que permite a venda dos produtos na época mais favorável.
Essa técnica também permite que o produtor rural tenha um melhor planejamento da sua colheita.
A produção poderá passar por etapas de limpeza – retirada das impurezas, detritos da própria planta, ervas daninhas entre outros – e de secagem ??? remoção da umidade.

A armazenagem é de grande auxílio para o produtor rural, mas ela não impede que eventuais acidentes ocorram com a produção. Pensando nisso, a empresa Humber Seguros oferece o seguro agrícola e rural que garante tranquilidade na colheita das safras e plantações contra os riscos de: granizo, geada, estiagem, incêndio, entre outros.

Conheça o seguro agrícola
Em caso de sinistro, o seguro agrícola garante a indenização pelo rendimento esperado com a venda da colheita das plantações, frutas ou hortaliças. Ele também cobre danos causados por eventos climáticos, incluindo granizo, geada, chuva excessiva, fortes ventos e seca. A lavou também encaixa-se na cobertura contra incêndio, inundação e outros riscos.

O seguro rural da Humber Seguros está disponível para o Brasil todo.

Clique aqui e tire suas dúvidas!