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Franquia de seguro auto: confira 7 mitos e verdades

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Franquia de seguro auto é um tópico que envolve muitos mitos capazes de deixar os interessados confusos na hora de contratar ou gerenciar sua apólice. Isso porque nem sempre o senso-comum está de acordo com normas e contratos vigentes para esse serviço.

Nesse sentido, vamos separar o que é verdade do que não é real para ajudar quem quer adquirir esse tipo de proteção a tomar a melhor decisão tanto na compra quanto durante sua validade. Assim, será possível usufruir de cada cobertura da maneira correta.

Veja 7 mitos ou verdades sobre o assunto e muito mais!

Entenda o que é seguro auto e franquia

Dúvidas sobre a franquia de seguro auto ou o serviço em si são comuns e esperadas. Afinal, trata-se de um setor mercadológico com muitas regulações que, geralmente, não fazem parte do dia a dia das pessoas. Por isso, vamos começar entendendo os conceitos por trás disso, ok?

Contratar um seguro automotivo envolve a transferência do ônus de determinados riscos relacionados a um conjunto de situações e danos a que um veículo está exposto do proprietário para a seguradora. Na prática, se um desses itens listados na apólice ocorrer, cabe à contratada ressarcir, prestar socorro e tomar outras providências.

Em tempo, seu acionamento e uso em alguns casos está sujeito ao que é chamado de franquia. Isto é, uma participação financeira do segurado no pagamento decorrente do sinistro que ainda pode ser definida como valor a partir do qual haverá a compensação.

Conheça os mitos e verdades sobre franquia de seguro auto

Compreendeu o que é franquia de seguro auto? Então, fuja dos enganos descobrindo 7 mitos e verdades sobre esse assunto!

1. Verdade: o seguro auto para mulher é mais barato

A possibilidade de ocorrer um acidente, roubo ou outro sinistro tende a parecer aleatória, não acha? Mas na realidade isso não é bem assim. Você sabia que as seguradoras utilizam estatísticas e dados sobre essas probabilidades para garantir que seu negócio seja viável?

Uma das conclusões que as análises forneceram às operadoras indica que mulheres são mais cautelosas. Logo, ficam menos sujeitas a riscos. Como efeito, condutoras e proprietárias têm reduções no custo do contrato de seguro auto.

2. Mito: franquia só se aplica a acidentes

Uma palavra usada desde o início desse conteúdo é: sinistro. Mas será que você sabe o que ela realmente significa? Basicamente, é um termo que engloba diversas situações que podem dar causa para o pagamento do seguro e, em alguns casos, a cobrança da franquia.

Acidentes são um exemplo que se enquadra nisso. Só que não o único. Roubos ou furtos também estão nessa lista. Ou seja, tal obrigação do segurado se aplica em muitos contextos, tornando ideal ler o contrato ou a proposta para saber quais são os momentos em que esse valor será cobrado.

3. Mito: perco a franquia caso não acione o seguro

Quando o assunto é franquia de seguro auto, há um mito que surge de uma série de enganos. Que tal esclarecê-los agora?

Para começar, é importante entender a lógica para essa cobrança. Na prática, ela é o valor inicial a partir do qual a seguradora começa a ser responsável pelo dano. Pense bem: acionar esse serviço para valores baixos, por vezes, cria gastos desnecessários para a contratada e burocracia para o contratante, não é?

Frente a isso, nas circunstâncias em que o custo do conserto é menor do que a franquia, vale a pena apenas arcar com o primeiro, sem usar a apólice, certo? Nesse cenário, não ocorre sua perda, viu?

4. Verdade: o valor do seguro auto pode oscilar

Com base no item 1 dessa lista, é possível perceber que existem algumas variáveis aplicadas pela seguradora para definir quanto vai custar cada apólice. Em consequência, oscilações ocorrem entre o preço de um ou outro contrato a depender de:

  • perfil do condutor — gênero, estado civil, idade etc.;
  • histórico de multas, acidentes e outras imperícias;
  • região onde mora e/ou circula;
  • acesso a estacionamento ou garagem;
  • modelo e ano do veículo.

5. Mito: todos os seguros auto cobrem os mesmos riscos

Apesar de a securitização ser um mercado amplamente regulado, as operadoras de seguros auto estão inseridas em um contexto de competição por consumidores. Desse modo, precisam se diferenciar para atrair mais clientes.

Com preço e serviços sendo usados para atingir esse objetivo, quem disponibiliza mais coberturas e assistências sem elevar demais o valor se sobressai. Trata-se de chamar a atenção pelo custo-benefício. Para tanto, cada seguradora cria pacotes próprios — que nem sempre cobrem os mesmos riscos.

6. Mito: franquia é o mesmo que coparticipação

Para recapitular: franquia de seguro auto é um valor fixo previsto contratualmente a ser pago pelo segurado para acionar a apólice e a partir do qual a seguradora começa a cobrir os danos.

Já coparticipação é um modelo diferente dentro da esfera de contratos de securitização em que o contratante divide o custo decorrente do sinistro com a operadora com base em um percentual pré-fixado.

7. Verdade: o valor da apólice é afetado pelo índice de roubos

Quando a região em que o proprietário do veículo segurado mora, trabalha e circula entra para consideração, é viável supor que haja um fator importante envolvido: os índices de roubos e outros riscos dessas áreas.

A ideia que justifica isso é simples: quanto menor as chances de algo ruim acontecer, menos possibilidade do seguro ser acionado. Assim, os preços podem ser igualmente reduzidos. Aliás, o contrário também acontece com elevação do prêmio em locais mais arriscados.

Descubra os fatores a considerar para contratar um seguro auto ideal

Contratar o seguro que responda às suas demandas começa pela avaliação dos serviços inclusos, preços e valor da franquia. Nesse caso, o custo-benefício deve partir do alinhamento entre cobertura e necessidade. Ainda, é importante conhecer a reputação da seguradora para evitar dificuldades para acionar ou receber.

Eliminando mitos e confirmando verdades sobre franquia de seguro auto fica mais fácil fazer uma contratação tão informada quanto adequada. Mais que uma forma de se precaver caso sinistros aconteçam, trata-se de acertar na escolha do pacote para ser melhor atendido pela apólice selecionada.

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