HomePostsSeguro agrícolaExpectativa positiva para o agronegócio em 2017

Expectativa positiva para o agronegócio em 2017

Seguro agrícola
nova_lei_trabalhista_rural_pode_entrar_em_vigor_em_2017

Confira o cenário de expectativa para o agronegócio em 2017

Confiança dos agricultores com o governo foi um dos fatores, segundo o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, para que houvesse investimento no agronegócio em 2016. Tendo como consequência uma boa safra gerando também uma expectativa positiva para o agronegócio em 2017.

De acordo com ele, haverá crescimento, principalmente em relação ao milho e à soja. A produção total de grãos deverá bater novo recorde, podendo superar 215 milhões de toneladas.

As perspectivas para a safra 2016/17 são bastante positivas é o que afirma o presidente, Antonio Alvarenga. Segundo ele, o clima estará favorável às culturas diante da retomada de confiança por parte dos produtores.

???Ficaram mais confiantes com o governo. Todo mundo plantou. Vai ser uma boa safra???, afirma em nota no site da SNA.
Antonio ainda lembra que o agronegócio brasileiro, mesmo tendo sentido os reflexos da crise atual, (LINK HUMBER) sofreu um impacto inferior se comparado aos outros setores da economia. Isso acontece por estar ligado ao mercado externo de alimentos.

Preços
Apesar da grande expectativa, o presidente da SNA aponta a possibilidade dos preços no mercado internacional, de maneira geral, serem um pouco menores em 2017 do que foram em 2016. Entretanto, grande parte dos produtores já vendeu a produção para a próxima safra.

???O produtor antecipa determinadas vendas quando acha que o mercado está com bom preço e a cotação do dólar está atraente???, explica.

Previsões para as culturas

O vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, indica que a safra recorde de grãos será a grande propulsora do agronegócio brasileiro em 2017.

???Se confirmada, a produção de grãos, liderada pela soja e milho, será 15% maior do que a anterior, quando a seca afetou especialmente a produtividade do milho???, destaca.

Cenário positivo segundo Sirimarco:
– aumento de negócios e de receita em função do potencial da safra de grãos
– aumento da produção de proteína animal.

???As exportações tendem a crescer, e é possível que haja uma recuperação no poder de compra dos consumidores, com a queda da inflação e da eventual reativação da economia???, completa.

banneragricola

Exportações
O dólar pode influenciar o agronegócio diante das mudanças que acontecerão em 2017 devido ao novo presidente.

???A grande incógnita é o que vai acontecer nos EUA no governo de Donald Trump. Os mercados internacionais já deram sinais claros de que, caso Trump venha a cumprir as promessas de campanha, o dólar vai registrar uma forte valorização???, explica Sirimarco.

A moeda americana influencia os preços das commodities agrícolas dos EUA, fazendo com que fiquem mais caras e menos competitivas. Mas com isso, conforme destaca o vice-presidente da SNA, a desvalorização do real torna as commodities brasileiras mais competitivas no mercado internacional.

Fonte: SNA