HomePostsSeguro estágioEstresse no estágio: saiba como evitar!

Estresse no estágio: saiba como evitar!

Seguro estágio
Dicas_para_evitar_o_estresse_no_estagio

Confira 12 dicas para evitar o estresse no estágio

Cada vez mais o estresse tem se tornado frequente no ambiente do trabalho e consequentemente afetam aqueles que ainda não são efetivados na empresa. O estresse no estágio é comum, já que os estagiários precisam mostrar resultados sem perder a qualidade nos estudos e nos demais afazeres que o cotidiano impõe.

Com o tempo, todo esse estresse traz um efeito negativo à vida e à saúde do estagiário, fazendo, muitas vezes, com que seu rendimento no trabalho e nos estudos até mesmo em sua vida pessoal caia significativamente. O resultado disso pode prejudicar a harmonia e a produção de um estagiário ou de uma equipe.

Para que isso não aconteça, confira abaixo 12 dicas de como evitar o estresse no estágio:

1ª Administre seu tempo
Aprenda a administrar seu tempo de trabalho para que todas as atividades que você precisa realizar sejam feitas dentro do prazo exigido. Alguns aplicativos para computador podem te auxiliar nesta organização.

A ferramenta Trello é uma delas que permite a criação de colunas para que você preencha com as atividades a fazer, em andamento e já concluídas.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece um curso de administração de tempo.

2ª Tenha um bom relacionamento
Busque manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho e principalmente com a família. Evite píadas ou brincadeiras que possam ser mal interpretadas.

3ª Cuide da saúde
Não se esqueça de cuidar da saúde,pois ela é essencial para a realização de um bom trabalho.

4ª Motive-se
Tente manter-se motivado no trabalho. Realizar suas tarefas com satisfação diminui as chances de estresse no estágio.

5ª Faça atividades prazerosas
Utilize deu tempo para praticar atividades que lhe dêem prazer. ?? muito importante que você se sinta bem, seja dentro ou fora da empresa.

6ª Defina suas prioridades
No estágio, defina as prioridades do dia. Assim, você conseguirá manter o foco nas tarefas a serem realizadas.

No CIEE você também pode aprender a como se organizar no ambiente de trabalho.

7ª Descanse
Cultive momentos de ócio, ficar à toa faz bem para o corpo e para a mente.

8ª Alimente-se bem
A alimentação é fundamental para manter o equílibrio do corpo. Faça a ingestão muita água e alimentos que trarão benefícios ao seu organismo.

9ª Conviva com as diferenças
Seja flexível e respeite as diferenças. Nenhuma pessoa é igual à outra, e pensamentos diferentes são bons para encontrar um consenso.

10ª  Tenha empatia
Seja empático. Para isso,coloque-se no lugar do outro antes de tomar qualquer atitude.

11ª Seja sincero
Fale o que pensa sem ofender, seja sincero. Apenas expresse seus opiniões. Fofocas em ambientes corporativos propiciam o surgimento do estresse.

12ª Tire férias
Aproveite para curtir suas férias anualmente. Prorrogar o tempo de trabalho faz com o corpo fique mais suscetível ao estresse.

Seguro estágio

Importante:
Aprenda a identificar os sintomas do estresse no estágio, mas estes nem sempre são observados com facilmente. Falta de concentração, desânimo, tristeza, apatia, irritação, tensão muscular e queda no desempenho são algumas características de um funcionário ou ambiente de trabalho estressado. No entanto, é comum que as pessoas os confundam com o desinteresse e falta de vontade do estagiário. E isso pode atrapalhar muito suas chances de efetivação no emprego.

Solução:
Um fator determinante para a cura ou alívio do estresse é descobrir sua causa, porque nem sempre os motivos estão nas atividades do trabalho. Pode acontecer de algum problema pessoal estar atrapalhando seu desempenho profissional. Identificada a causa, é preciso elaborar estratégias para que haja uma melhor qualidade de vida

válido lembrar que não é preciso deixar que o estresse chegue a seu ponto máximo para que soluções sejam tomadas.

Existem atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para evitar que esse mal-estar tome conta do ambiente de trabalho, mantendo-o tranquilo e produtivo.