HomePostsSeguro estágioEntrevista para estágio: 10 dicas para se dar bem

Entrevista para estágio: 10 dicas para se dar bem

Seguro estágio
Entrevista-de-estagio-10-dicas-para-se-dar-bem

Confira lista com dicas que te ajudam em uma entrevista para estágio

Você sabe o que pode fazer para conseguir aquela vaga de estágio que tanto deseja? Se a resposta foi ???sim???, leia este artigo para aprimorar seus conhecimentos e interagir conosco, quem sabe haja algo novo que possamos compartilhar?. Porém, se a resposta foi não, trazemos algumas dicas que o ajudará a se comportar melhor no momento da entrevista para estágio. Essas dicas também valem para concorrer a uma vaga de emprego.

Confira abaixo a lista com 10 dicas de como se comportar antes e durante uma entrevista.

1 – Chegue mais cedo
A primeira atitude a ser tomada é chegar cedo, de 10 a 15 minutos antes. Quando marcarem a data e horário da entrevista, imagine logo o seu trajeto e as possíveis dificuldades que poderiam atrasá-lo, isso faz com que você fique precavido e, assim, não tenha grandes surpresas por ter saído de casa contando somente com o tempo exato que gastaria com seu trajeto.

2 – Utilize o tempo a seu favor
Digamos que durante seu percurso tudo corra bem, sendo assim você poderia chegar mais cedo que o previsto, não importa, aproveite o tempo para descansar e conhecer o ambiente da empresa. Observe tudo que for possível, assim você estará se familiarizando com o local e ficando mais tranquilo.

3 – Vista-se adequadamente

Muita gente se preocupa com o que vai vestir na entrevista para estágio, pois bem, use roupas apropriadas. Bonés, camisetas, tênis, minissaias, microblusas, tatuagens à mostra e piercings são PROIBIDOS nesse momento. Após conseguir a vaga, então você busca conhecer a política da empresa para saber o que pode ou não ser usado.

Confira este curso que o Centro de Integração Empresa-Escola oferece:

Postura e Imagem Profissional

4 – Desligue os aparelhos eletrônicos
Ao chegar no local da entrevista já desligue os aparelhos eletrônicos como celular, tablet ou qualquer outro aparelho que possa te atrapalhar. Não chegue com fones de ouvido, pois podem te distrair sua atenção e transmitir uma imagem de falta de comprometimento.

5 – Currículo em mãos
Não se esqueça de uma coisa, o seu currículo. Tenha-o sempre em mãos e de preferência que seja atualizado. Leve também uma caneta, parece muito óbvio, porém uma grande quantidade de candidatos não tem uma consigo. Ter uma caneta em mãos não garantirá sua vaga, mas indicará que você é organizado e que sabe planejar. Todas as informações contidas em seu currículo devem ser verdadeiras.

Clique e descubra se seu currículo é interessante!

6 – Conheça a empresa
Outra dica importante é o fato de ir para a empresa tendo em mente tudo que se possa saber sobre ela, portanto, não vá de ???mãos abanando???, pesquise sobre as atividades realizadas pela empresa, seu ramo de atuação e tudo que possa servir de informação, afinal é muito desagradável quando nos surpreendem com perguntas sobre a empresa e não sabemos responder.

7- Esteja preparado para perguntas pessoais
Uma das abordagens clássicas feitas pelos entrevistadores é: ???fale mais sobre você???. Essa é uma maneira não só para conhecê-lo, mas para analisar como você se comporta ao falar de si mesmo para terceiros. Por isso, fale com calma e pausadamente, controle o nervosismo e a ansiedade. Uma boa estratégia é contar sobre situações e experiências positivas de trabalhos anteriores, isso o ajudará a ficar calmo e passar confiança. Se você não possuir experiência, disserte sobre algum projeto futuro, algo que tem o desejo de realizar. Essa é a sua grande chance de mostrar habilidades durante a entrevista para estágio.

8 – Saiba ouvir
No momento da entrevista, sendo ela coletiva ou individual, aprenda a ouvir. Nunca interrompa o outro candidato ou o entrevistador, saiba se posicionar no momento certo. Lembre-se de que você está em um processo seletivo, importante você pensar antes de falar e agir. Responda somente o que foi perguntado.

9 -Trabalhe em equipe
Havendo trabalhos em equipe, dê valor ao grupo, trabalhe em conjunto, jamais em ???EUquipe???. Atente-se aos demais integrantes, é sua oportunidade de avaliá-los também, seus pontos fortes e fracos, esteja preparado para trabalhar com eles na dinâmica. Se a tarefa e/ou atividade não ficou clara, pergunte, nunca inicie algo sem saber exatamente o que é para ser feito.

Nas atividades em grupo o importante é a organização e entendimento dos candidatos. Um papel de liderança só poderá ser assumido se você tem a certeza de que é capaz de delegar tarefas, ouvir e organizar uma equipe. Muitas vezes a vaga oferecida é para alguém que cumpra tarefas e não um líder questionador e que faz tudo ao seu jeito.

10 – Transmita uma boa impressão
Por fim, você deve passar naturalidade e tranquilidade. Prepare-se para ser instigado e analisado, principalmente se estiver diante de um psicólogo. Faça perguntas e mostre-se interessado. Pessoas determinadas e interessadas pela organização são bem vistas pelos recrutadores. Perguntas provocantes podem surgir para analisar seu comportamento e articulação de resposta.

Agora que você já sabe como se comportar em uma entrevista para estágio, já pode colocar em prática as 10 dicas para se dar bem em uma entrevista de estágio. Boa sorte!