HomePostsDireção defensivaDireção defensiva: lembre-se de ligar a seta.

Direção defensiva: lembre-se de ligar a seta.

Direção defensiva
Direção defensiva: lembre-se de ligar a seta.

Quando você vai virar à direita, à esquerda ou fazer ultrapassagens, você se lembra de ligar a seta?

Direção defensiva: lembre-se de ligar a seta.Dados do Departamento Nacional de Trânsito, DENATRAN, do mês de março deste ano, apontam que, em todo o país, a frota somente de automóveis chega ao número de 46.027.242, são 55,58% do total de veículos automotores registrados no país. Reiteramos que 55,58% são somente carros, o restante vai desde motocicletas até bondes, somando chegamos a um total de 82.819.581 veículos. O Estado de São Paulo é o que tem maior número, são quase 16 milhões de automóveis e um total de 25 milhões de veículos.

Com a frota de automóveis aumentando a cada dia, hoje se torna cada vez mais difícil transitar pelas ruas, avenidas e rodovias do país. Como se não bastasse a quantidade, ainda há o problema que enfrentamos com os maus condutores, a falta de sinalização ao dirigir.

Sabem aquela alavanca que existe próxima ao volante e que recebeu o nome de SETA? Inacreditavelmente, parece que muitos motoristas esquecem que ela existe ou a ignoram e, sendo assim, causam grandes transtornos a outras pessoas por não utilizá-la.

?? verdade, quantas vezes nós, dirigindo ou a pé, já nos deparamos com motoristas mudando de direção sem sinalizar. E quantos de nós já não sofreu algum acidente no trânsito por conta disso?

Imaginem todos os veículos transitando pelas vias e nenhum condutor ligando a seta, seria um caos, não?

Pois bem, para quem não sabe, pelo artigo 196 do Código de Trânsito Brasileiro, ???deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação??? cabe infração Grave, tendo como penalidade a perda de 5 pontos na carteira e multa de 120 UFIRs, hoje aproximadamente R$ 128,00.

Dê atenção aos eu bolso, dê valor à sua vida é à vida de outras pessoas, não custa nada sinalizar. Seja prudente, utilize a seta.

Vamos lançar essa ideia, Lembrar da Seta é Legal. Conduzindo melhor, com mais atenção, é atitude de direção defensiva e, sendo assim, evitamos graves acidentes de trânsito que, em muitos casos, levam à morte centenas de brasileiros.