HomePostsSeguro estágioA dinâmica de grupo para vagas de estágio

A dinâmica de grupo para vagas de estágio

Seguro estágio
As_dinamicas_de_ grupo_ para_vagas_de_estagio

Saiba como realizar com sucesso uma dinâmica de grupo

Independente de você ser um bom aluno, de passar horas estudando, tirar boas notas e ter em seu currículo vários cursos… Em algum momento terá que enfrentar uma dinâmica de grupo para garantir sua vaga de estágio num processo seletivo. Entretanto, essa situação ainda assusta muitos candidatos.

O que é a dinâmica de grupo?

Realizada por meio de jogos com regras e estratégias, a dinâmica de grupo ajuda o entrevistador a criar situações que façam as pessoas revelarem características de sua personalidade. Traços que, em geral, não viriam à tona em situações normais. Uma das observações é avaliar como o candidato se sai diante de situações de conflito.

Todos somos diferentes e cada um de nós reage de um jeito a determinadas situações. Assim, a dinâmica ganha relevância diante da dificuldade, ou impossibilidade, do recrutador estabelecer, por meio da entrevista.

Para contratar o melhor candidato, o contratante avalia as habilidades para o desenvolvimento das atribuições do cargo e as características pessoais. Isso permite que ele tome ciência da capacidade de cada pessoa para o cargo a que ela se candidatou.

Durante a dinâmica de grupo, é possível identificar a relação dos candidatos, de como se comportam uns com os outros e como reagem diante de um trabalho em equipe. Durante as atividades, os candidatos se veem diante de situações que as levam a ter de trabalhar em conjunto com os outros profissionais.

Características esperadas de um candidato

As qualidades esperados de um candidato à vaga de estágio e, até de mesmo, de um emprego, são:

  • comunicação
  • trabalho em equipe
  • capacidade de relacionamento interpessoal
  • capacidade de liderança
  • facilidade de lidas com pressões externas
  • criatividade
  • capacidade de lidar com opiniões diferentes

As atividades propostas na dinâmica contribuem para a tomada de consciência e posterior mudança de comportamento dos indivíduos, pois lhes mostra que nenhum homem vive sozinho. Na dinâmica, os candidatos também tomam conhecimento de que é preciso um clima harmonioso para que o trabalho seja executado com mais eficiência.

Por todas essas razões, é importante que os candidatos estejam preparados para lidar com essas situações. Por isso, preparar-se para uma entrevista e para as dinâmicas propostas pelas empresas é de extremo valor! Isso pode garantir as melhores vagas.

Pesquise sobre o assunto, converse com pessoas que já viveram essa experiência das dinâmicas de grupo. Prepare-se, confie em si mesmo e seja sempre sincero em suas atitudes. Acredite em você!

Na hora de dar início ao seu estágio, lembre-se de fazer um Seguro Estágio. Assim, você poderá trabalhar e aprender com mais tranquilidade. Em qualquer momento de seu estágio, conte com a Humber Seguros