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Diferencial competitivo: 5 formas de se destacar no setor agrícola

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O crescimento do agronegócio brasileiro não é por acaso. Afinal, boa parte dos que atuam nessa área já entenderam que precisam ser estratégicos para inovar, investir em qualidade e se adaptar, visando garantir a construção de um diferencial competitivo realmente capaz de agradar os clientes.

Você não quer ficar de fora disso, não é? Pois, ainda que haja muitas oportunidades atualmente, é importante lembrar que a concorrência está disputando espaço no mesmo mercado consumidor que o seu empreendimento, viu?

Pensando nisso, vamos te ajudar contando em que focar para atingir esse objetivo. Topa vir com a gente?

Competitividade e concorrência no setor agrícola

Os números da agropecuária no Brasil são para lá de animadores. Quer um exemplo? Temos! Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2024 seu superávit ficou em quase 72 bilhões de dólares, de acordo com o Ipea, já que as exportações superaram os 81 bilhões de dólares.

Isso significa que o setor agrícola do país se mantém competitivo tanto em nível internacional, vendendo bastante para o resto do mundo, quanto dentro do território, à medida que atende boa parte da demanda interna, dispensando a importação.

Todavia, esse quadro não reduz a concorrência a que os produtores estão sujeitos. Além da competição entre si, os agricultores também enfrentam revendas, distribuidores e outros modelos de negócio que estão respondendo a essa procura, exigindo que se diferenciem para seguirem na preferência dos clientes.

A esse contexto se somam desafios como barreiras tarifárias ou regulamentações, alto custo da tecnologia necessária para aumentar a produtividade e a qualidade, desvalorização do real, mudanças climáticas, bem como falta de acesso a consultorias de ponta pelos pequenos negócios, que afetam sua capacidade de disputa.

Assim, se trata de um cenário em que as oportunidades demonstradas pelos dados somente são aproveitadas por aqueles que têm investido de maneira sólida em novas formas de se destacar dos demais agentes no mercado.

Não erre ao definir seu diferencial competitivo

Os desafios do agronegócio podem ser distintos das dificuldades de outros ramos da economia. No entanto, manter-se afastado do que os demais segmentos fazem também tende a atrasar seu progresso.

Ou seja, negligenciar esses fatores na construção de diferencial competitivo é um erro que não deve ser cometido pelos produtores. E não o único, não acha?

Outra falha da qual fugir envolve a resistência a mudanças, especialmente porque se trata de um mercado cada vez mais dinâmico. Nesse contexto, desconsiderar a tecnologia como um meio para atingir bons resultados é mais um exemplo de engano a evitar.

5 formas de fomentar o diferencial competitivo nessa área

Mais que fugir dos erros, a construção de boas estratégias no setor agrícola passa por olhar para as oportunidades que o desenvolvimento desse ramo tem tido. Quer alguns exemplos? Temos 5!

1. Identifique oportunidades de inovação

A agricultura é um campo em que soluções como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, robótica, realidade aumentada e outras tecnologias emergentes estão sendo aplicadas com imenso sucesso para superar os desafios do setor.

Gerando o crescimento da produtividade, da agilidade dos processos e da qualidade dos produtos, essas ferramentas são um meio de desenvolver diferencial competitivo ainda na lavoura para o produtor se destacar.

Mas não é só isso. Existem oportunidades de inovação para o agronegócio com bioinsumos, recursos genéticos e biotecnologia que levam a ganhos desde o rendimento do solo até a capacidade defensiva das plantas frente a pragas, passando pela adaptação de espécies.

2. Invista em sustentabilidade

Alto consumo de água, desmatamento, bem como poluição do solo e do lençol freático pelo uso de fertilizantes ou pesticidas são algumas das situações em que a agricultura gera danos ambientais.

Com a questão cada vez mais em foco, é preciso se tornar um produtor sustentável para obter diferencial competitivo. Logo, tomar medidas capazes de evitar esses problemas sem prejudicar o rendimento, faz diferença para esse objetivo.

A tecnologia tem um papel nisso, a partir de sensores que identificam os pontos da propriedade com melhores resultados ou da adoção de insumos com maior crescimento, por exemplo. Para além do campo, existem soluções que auxiliam na logística envolvida, possibilitando que toda a cadeia de suprimentos agrícolas atinja um patamar ecológico.

3. Foque na qualidade dos seus produtos

O rendimento não tem a ver somente com volume de produção, a qualidade também é preponderante quando sua falta gera perdas, desperdícios e descartes que poderiam somar para uma safra maior.

Dessa forma, as tecnologias para selecionar sementes, corrigir a química do solo, indicar as deficiências que determinada variedade está enfrentando ou antecipar questões climáticas, figuram entre as oportunidades que agricultores encontram no mercado para melhorar seus produtos.

Com base nisso, a construção do diferencial competitivo se pauta em itens que obtiveram o crescimento ideal, sendo colhidos no momento adequado para chegarem até o consumidor final frescos.

4. Use dados para prever cenários

Os diversos fatores que afetam a colheita, a exemplo do clima, das características do solo e da água, da umidade etc., se bem combinados podem gerar desenvolvimento de diferencial competitivo, sabia?

Entretanto, isso envolve um grande volume de dados, não é mesmo? Desse modo, é importante contar com sistemas de controle, análise e monitoramento, Cloud Computing, sensores, drones e outras soluções integradas em uma mesma plataforma de agricultura de precisão para:

  • coletar o máximo de informações;
  • manter o acompanhamento atualizado;
  • produzir avaliações e relatórios precisos.

5. Contrate um seguro agrícola

Pouca gente considera um seguro como um diferencial competitivo. Porém, quando se percebe que ele garante a recuperação dos investimentos e o pagamento de créditos se os piores cenários ocorrerem, fica fácil entendê-lo dessa maneira, concorda?

Basicamente, as apólices agrícolas cobrem intempéries climáticas, permitindo que o produtor não tenha perdas ou prejuízos que inviabilizam sua permanência no campo enquanto podem ser a fonte de novos recursos para recomeçar e servirem para afiançar empréstimos na hora de crescer.

O setor agrícola está diante de algumas das mais recompensadoras oportunidades de construir diferencial competitivo. Mais que isso, o aquecimento do mercado torna a adoção dessas melhorias primordial para crescer. Portanto, se há um momento para inovar e investir é agora.

Quer mais dicas para se destacar? Então confira este conteúdo sobre continuidade de negócios na agricultura!