HomePostsSeguro agrícolaDados do IBGE apontam os reflexos da crise no agronegócio

Dados do IBGE apontam os reflexos da crise no agronegócio

Seguro agrícola
dados_do_ibge_apontam_os_reflexos_da_crise_no_agronegocio

Saiba mais informações sobre os reflexos da crise no agronegócio

Os cidadãos que acompanham as notícias econômicas dadas pelos veículos de comunicação já devem ter notado que a palavra crise é utilizada na maioria das vezes. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o PIB apontam os reflexos da crise no agronegócio.

No fim de novembro, a instituição indicou que o PIB recuou 0,8% na comparação do terceiro contra o segundo trimestre de 2016. Os dados levam em consideração a série com ajuste sazonal. Esse é o sétimo resultado negativo consecutivo nesta base de comparação.

Reflexos da crise no agronegócio

A agropecuária apresentou queda de -1,4% na comparação do terceiro contra o segundo trimestre de 2016.
Quando comparada a igual período do ano anterior, registrou queda de 6,0%.

As culturas que demonstraram significativa retração na estimativa de produção anual e perda de produtividade foram: milho (-25,5%), algodão (-16,9%), laranja (-4,7%) e cana de açúcar (-2,0%). Já como crescimento na produção o café (11,0%) e mandioca (3,8%) encerraram com resultado positivo.

Ainda comparado ao mesmo período do ano anterior, as exportações com maiores quedas ocorreram na agropecuária, siderurgia e extrativa mineral.

No acumulado do 3° trimestre deste ano, o PIB recuou 4,0% em relação a igual período de 2015. Isso representa a maior queda acumulada para o período de janeiro a setembro desde o início da série histórica iniciada em 1996. Ao realizar essa comparação, apresenta-se dados negativos como a contração de -6,9% na agropecuária (-6,9%).

Confira mais notícias sobre o agronegócio:

No blog da Humber Seguros você fica por dentro de tudo o que acontece no agonegocio. Confira abaixo os principais destaques:

Produtores rurais são ressarcidos com altas indenizações
Novas normas podem reduzir custos da produção agrícola
Agricultores podem acessar dados do clima de 100 anos atrás