HomePostsCuriosidade: Como foi criado o primeiro mapa-mundi?

Curiosidade: Como foi criado o primeiro mapa-mundi?

O primeiro mapa que retrata o mundo como conhecemos hoje foi criado em 1507, praticamente 15 anos depois da chegada dos europeus ao continente americano, e foi criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller (1475-1522). Este mapa dividia a terra entre o Oriente e Ocidente. Waldseemüller também foi o primeiro a utilizar também o termo “América” e baseou-se nos desenhos de Ptolomeu (90-168 d.C.), cientista considerado o pai da cartografia.

Conhecido inicialmente como Cosmografia Universal, o mapa foi reproduzido em mil cópias, das quais apenas uma sobrevive até hoje, na Biblioteca do Congresso norte-americano. Em 2012, bibliotecários alemães encontraram uma cópia do mapa-múndi feito por Waldseemüller. O documento estava esquecido numa caixa desde a 2ª Guerra Mundial

Antes do alemão, outros povos também tentaram registrar as suas concepções de mundo. Porém, na Idade Moderna, com a expansão mercantilista, novos elementos foram incorporados aos mapas-múndi com detalhes, informações e precisão inéditos até então. Os portugueses, graças à grande experiência na navegação, incorporaram rotas marítimas, direção de ventos, estimativas de tempo e distâncias entre portos, elaborando a cartografia mais avançada da Europa no século XIV. Mas os holandeses tomaram a frente quando Gerard Mercator estabeleceu um novo modelo de projeção no século XVI, baseado nas distâncias náuticas, com desenhos que representavam rios e montanhas. A partir daí os holandeses lideraram a distribuição de mapas pelos próximos 100 anos.

 

Fonte: https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/quem-desenhou-o-primeiro-mapa-mundi/