HomePostsSeguro AutomóvelCuidados com o carro durante o inverno

Cuidados com o carro durante o inverno

Seguro Automóvel

O inverno é bom pra quem gosta, mas carros preferem o calor. Então, seguem algumas dicas para você ajudar seu veículo a passar pelos meses de frio

A temporada de frio, no Brasil, começou dia 21 de junho. Apesar de não termos um inverno tão rigoroso como nos países do norte, há de se ter alguns cuidados com o carro neste período, visto que alguns componentes do veículo podem sofrer influência negativas das baixas temperaturas.

cuidados com o carro no frio

Vamos começar falando de um dos principais cuidados, principalmente para quem abastece o carro com etanol: o reservatório de partida ou tanquinho de gasolina, como é conhecido. O ponto mais importante é não esquecer de manter o reservatório com gasolina de boa qualidade, de preferência premium, que dura mais tempo sem perder suas propriedades e com um pouco menos de etanol (25%) ante 27% da comum. Verifique o funcionamento dos pequenos dutos de combustível, do motorzinho elétrico e do próprio vaso de expansão, que pode apresentar rachaduras.

A bateria também deve receber atenção especial durante o frio. Com as baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, o que exige um pouco mais da bateria para dar a partida no carro. Todo esse esforço pode fazer com que sua carga se esgote mais rapidamente, e é aí que o problema surge. Nesses casos, a manutenção preventiva é a melhor saída. Nos dias mais frios, nunca dê a partida com o rádio ou os faróis ligados, por exemplo, e evite ligar e desligar o carro durante um congestionamento. No mais, visite um mecânico de confiança e faça uma vistoria no sistema elétrico.

O inverno também é uma boa oportunidade para economizar quando o carro possui ar condicionado. Se é o caso do seu veículo, principalmente se houver sistema de aquecimento, limpe ou substitua o filtro. Contaminantes externos, acumulados durante o resto do ano, se estabelecem no filtro de ar e quando o aquecedor é ligado, se espalhar por todos os cantos do carro. Além disso, fazer manutenção do ar no inverno costuma sair mais em conta, se comparada com a temporada de sol forte e calor intenso quando o ar condicionado costuma ser mais utilizado.

Agora, vamos falar de visibilidade. Inverno é tempo de fortes nevoeiros, portanto, verifique as luzes do seu carro (luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis e luzes de condução, entre outros). Nos dias de inverno as noites são mais longas. Você precisará delas por mais horas do que no restante do ano, quando devem permanecer apagadas para não atrapalharem a visão dos outros motoristas, principalmente durante as noites com boa visibilidade.

bannercarro

Por último, fica o alerta quando ao fluido do radiador. ?? essencial colocar o líquido correto no radiador ??? a mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que a ela ferva ou congele. Então, nada de colocar só água da torneira no sistema.

Ficando de olho nestes cinco itens do seu veículo, ele vai passar a temporada de inverno sem lhe dar grandes dores de cabeça. No mais, tome um bom chocolate quente, juntos os cobertores, escolha um bom filme e aproveite o friozinho.