HomePostsGerais15 formas comprovadas para complementar renda

15 formas comprovadas para complementar renda

Gerais
complementar renda

Muita gente fala sobre a importância de diversificar investimentos. O mesmo deveria valer para diversificar e complementar renda. Afinal, estamos entrando na gig economy, um tipo de economia em que boa parte dos trabalhos só existe pontualmente, enquanto o serviço é prestado.

É a economia do trabalho temporário e dos freelancers. Nela, uma mesma pessoa se compromete com tipos de trabalho diferentes conforme a demanda. Não há a lógica de continuidade de uma típica carreira profissional.

O modelo tradicional de trabalho está em declínio. Na ótica da gestão pessoal de riscos, deixar uma só profissão ou carreira governar sua vida profissional pode não ser a melhor ideia. Por isso, diversificar investimentos é uma alternativa possível. Confira!

Por que diversificar fontes de renda?

A diversificação de investimentos é uma constante no mundo das finanças. Só que também é preciso pensar em diversificar fontes de renda. Isso importa principalmente para pessoas assalariadas que perderiam toda sua receita em uma demissão abrupta. Na gig economy, é preciso ter várias fontes de renda.

Um portfólio interessante com quatro ou mais fontes de renda seria algo como:

  • atividade principal (seu estágio, emprego ou atividade empresarial);
  • atividade secundária, que explore seu conhecimento pessoal e experiência. Por exemplo, aulas particulares, consultorias ou serviços online;
  • patrimônio intelectual. Isso inclui vendas de patentes, livros ou cursos online;
  • investimentos. São seus ativos que trazem renda passiva, como casas alugadas, títulos de renda fixa e dividendos de ações.

Quais são as formas comprovadas para complementar renda?

A montagem do seu portfólio de rendas é muito pessoal. Depende da sua realidade. No entanto, é algo que deve ser feito. Evite se concentrar em só um ativo ou classe de ativos que estão muito correlacionados. Veja algumas ideias.

1. Teste sites ou apps

Algumas empresas pagam pessoas para testarem seus sites ou apps antes de lançá-los oficialmente. A proposta é buscar por bugs e relatar a sua experiência. Você se comporta como um usuário-piloto.

2. Crie uma loja online

A internet representa boa parte dos negócios no país. O empreendedorismo digital é uma opção para pôr produtos à venda com um investimento menor. Hoje, há ferramentas que tornam a implementação de um e-commerce possível, mesmo para leigos. Bastam alguns cliques e pronto.

3. Participe de pesquisas pagas

Há empresas que pagam pessoas para responderem pesquisas na internet. Você pode analisar anúncios, participar de questionários e fazer parte de grupos que oferecem dados para mudanças em produtos.

4. Produza e venda doces

Essa é para quem tem habilidades culinárias ou está disposto a desenvolvê-las. Doces são produtos simples de preparar. Eles têm uma boa saída em festas, reuniões familiares e eventos. Você pode personalizá-los segundo as preferências dos clientes para aumentar as vendas.

5. Revenda produtos importados

Os custos de tributação fazem com que alguns produtos fabricados no exterior saiam mais baratos que os daqui. Outros ainda não foram importados e, por isso, não são vendidos no Brasil. Uma opção é revender produtos importados, prestando atenção às leis de importação.

6. Crie um infoproduto

Um infoprodutor pode criar produtos digitais que usam a informação como o grande valor agregado. Isso inclui livros digitais, cursos online, templates para sites, webinários e workshops. A vantagem é que eles são produzidos só uma única vez, podendo ser vendidos a longo prazo.

7. Faça um brechó para vender itens que não usa mais

Ponha aquela mochila que você usou só uma vez e está em bom estado para vender. Desfaça-se do armário da TV que você não usa mais. Vender itens que estão ocupando espaço é uma forma de ganhar algum dinheiro, desde que estejam bons para uso.

8. Ofereça serviços de estética a domicílio

O mercado de beleza é grande no Brasil. Ele existe em várias classes sociais. Oferecer trabalhos como manicure, massagista, cabeleireiro e maquiador é uma forma de complementar renda. Ofertá-los a domicílio retira a necessidade de gastar com um lugar próprio.

9. Dê aulas particulares

Aulas particulares podem ser recompensadoras. Dá para ajudar pessoas a aprender coisas novas. Escolha sua área de domínio. Pode ser idiomas, história, matemática ou outra coisa que você faça bem. Divulgue nas redes sociais ou em sites especializados no nicho.

10. Investimentos

Os investimentos trazem renda passiva. Eles podem compor uma carteira previdenciária ou oferecer retorno a curto prazo. Normalmente, retornos altos também acompanham um grau de risco maior.

11. Seja afiliado

No marketing de afiliados, você vende produtos em canais online e ganha uma comissão sobre isso. Quando isso acontece, você faz a venda por uma parte do lucro. Vale usar tudo: redes sociais, blogs na internet, boca a boca e por aí vai. O importante é conseguir vendas pelo seu link.

12. Atue como entregador de app no seu tempo livre

Os entregadores de app não têm salário fixo. Eles recebem por entrega. Por isso, se sobrar tempo para trabalhar no ramo, você pode desembolsar algum dinheiro. A atividade também se dá nos fins de semana, sendo conciliável com os estudos ou outras tarefas.

13. Faça declarações de imposto de renda dos outros

Declarar imposto de renda pode ser uma tarefa complicada e entediante. Por isso, muita gente não tem paciência para parar e preencher os campos da Receita e opta por pagar para alguém fazê-lo. Se você tiver facilidade com esse tipo de trabalho, pode ganhar algum dinheiro com ele.

14. Alugue um quarto

Você pode disponibilizar um quarto para alugar para seus conhecidos ou postá-lo em alguma plataforma de aluguéis. Dá para optar por um valor mais baixo do que o de mercado para ver o dinheiro entrar.

15. Venda artesanatos

Com artesanatos, você não depende de ninguém. É uma forma de ter dinheiro extra no fim do mês. Muita gente que trabalha no ramo o tinha originalmente como hobby. Pode ser uma atividade relaxante e rentável de fim de semana.

Na gig economy, a diversificação é a regra. O trabalho é mais volátil, sem a progressão de carreira convencional. Complementar renda, portanto, traz a segurança de não ficar perdido no caso de desemprego ou quebra da empresa. Se você quiser mais dicas como essas, siga a Humber Seguros no Facebook ou Instagram!