HomePostsEstágioComo se preparar para a entrevista de estágio

Como se preparar para a entrevista de estágio

Estágio
Como se preparar para a entrevista de estágio

A entrevista de estágio é uma boa oportunidade de conhecimento tanto para o entrevistado quanto para o entrevistador

Quando você é chamado para uma entrevista de estágio, o que sente? O que pensa? Como se comporta? Sente uma mistura de entusiasmo, ansiedade e medo? Acalme-se! Isso é normal!

Ao ter seu currículo selecionado para uma entrevista na empresa que você tanto queria, é normal que você se sinta feliz; afinal, é uma prova de que seus esforços acadêmicos e profissionais estão sendo reconhecidos.

No entanto, misturado a essa euforia, há um sentimento de ansiedade e medo. E é nessa hora que você pode jogar por água abaixo aquela oportunidade de estágio que tanto esperava.

Infelizmente, por nervosismo e insegurança, muitos candidatos ensaiam um ???discurso ideal??? para apresentar ao entrevistador. Essa atitude, na maioria das vezes, faz com que eles passem uma imagem superficial, distante daquilo que eles realmente são. Querendo causar uma ???boa impressão???, fingem ser o que não são. Isso é muito comum, um processo muito humano, mas pode significar o fim de uma nova oportunidade promissora. Afinal, é muito difícil sustentar um discurso falso, sem fundamento.

Por essa razão, minha dica é que você, ao ser convidado para uma entrevista, haja naturalmente, seja quem você realmente é. Lembre sempre que, se você já foi escolhido para a entrevista, significa que suas qualificações técnicas já foram aprovadas. Na hora da entrevista, a empresa quer se aprofundar nos seus valores, saber quais são suas expectativas, seus propósitos, o que você espera da vaga disponível e quais são suas habilidades para lidar com trabalho em grupo, com pressões e situações que exijam de você atenção e autocontrole.

Portanto, nada de mentiras e disfarces. Afinal de contas, a entrevista é a oportunidade para que tanto o entrevistado quanto o entrevistador sejam avaliados. Aproveite esse diálogo e verifique se essa oportunidade se encaixa aos seus objetivos de vida e carreira.