HomePostsSeguro estágioComo lidar com problemas no estágio?

Como lidar com problemas no estágio?

Seguro estágio
A_culpa_e_sempre_do_estagiario

Saiba qual é a postura para lidar com problemas no estágio

Infelizmente, a maioria dos jovens que ocupam vagas de estágio, no mercado de trabalho, exerce funções que não estão aptos a realizar. E com isso, ocorrem problemas no estágio. Outro motivo bem comum é o de assumir tarefas que não estão vinculadas à sua área de estudo.

Como lidar com problemas no estágio

Todos sabem que o período de estagiário tem por objetivo o aprendizado, o conhecimento do aluno no ambiente de trabalho que esteja vinculado à área que escolheu estudar e atuar. Por essa razão, cabe à empresa designar um supervisor para acompanhar o desenvolvimento desse jovem em seu dia a dia dentro da empresa; além de auxiliá-lo, ensiná-lo e cobrá-lo sobre as atividades que lhe foram designadas.

A sobrecarga de funções pode causar uma série de problemas tanto para o aluno quanto para a empresa. O trabalho excessivo pode gerar estresse, abrindo espaço para falhas, inseguranças, confusões, esquecimentos e, muitas vezes, ineficiência.

dicas_estagio

O preconceito é outro fator comum sofrido por aqueles que deveriam ocupam um cargo de auxiliar, ajudando um funcionário experiente a executar seu serviço e aprendendo como este deve ser feito. No entanto, não é difícil ouvirmos a frase “a culpa é do estagiário” quando algo sai errado. Pode até ser que o erro tenha sido cometido pelo jovem iniciante, mas toda a responsabilidade não deve cair exclusivamente sobre ele, mas também sobre seu supervisor direto, pois este deveria estar atento ao trabalho executado pelo jovem. O estagiário precisa de supervisão e orientação constantes.

Atitudes práticas

Caso você seja estagiário e esteja enfrentando algum tipo de problema no seu trabalho, dirija-se ao seu supervisor dentro da empresa. Converse com ele, relate seus problemas, suas dificuldades e peça ajuda. Caso isso não seja suficiente, procure o orientador ou coordenador de sua escola. Ele poderá ajudá-lo a encontrar a melhor solução para seus problemas.

Lembre-se sempre que para aprender é preciso haver disponibilidade, boa vontade, atenção e responsabilidade. Uma dica importante é anotar tudo o que precisa ser feito durante o dia de trabalho. Se for preciso, arrume uma agenda, anote tudo, faça um checklist das atividades e dê baixa em tudo que já foi feito. Isso facilitará sua vida!

Aproveite essas dicas e consulte nossa página sobre Seguro Estágio. Faça seu seguro e trabalhe com mais tranquilidade.

seguro_estagio