HomePostsSeguro de VidaComo amenizar os efeitos do horário de verão na saúde?

Como amenizar os efeitos do horário de verão na saúde?

Seguro de Vida
Como amenizar os efeitos do horário de verão na saúde?

A mudança do horário convencional para o de verão pode gerar uma série de desconfortos para a maioria das pessoas. Saiba como amenizá-los

O horário de verão começou, agradando a alguns e a outros nem tanto, mas o fato é que ele chegou. O adiantamento dos relógios em uma hora, com a finalidade de se aproveitar mais a luz natural durante os dias mais longos do ano e economizar energia pode vir acompanhado por uma série de transtornos, principalmente à saúde. Tudo isso porque vamos dormir antes do habitual e acordamos uma hora mais cedo.

Essa mudança no relógio foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1 de outubro de 1931, por meio de um decreto, abrangendo todo o território nacional. Depois, por vários períodos ele não foi adotado. Desde 1985, o horário de verão é estabelecido anualmente, mas só algumas regiões do país.

O resultado dessa mudança é de desconforto para a maioria das pessoas, podendo prejudicar a saúde, o rendimento no trabalho, nos estudos e levar a acidentes.

bannervida

Segundo especialistas a alteração do horário de sono, pode trazer alguns prejuízos, como sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço, irritabilidade e falta de apetite.

Mas calma: existe uma explicação científica para todo esse transtorno. Nós temos dois relógios, o biológico – ligado ao ritmo das secreções hormonais e do funcionamento dos órgãos do nosso corpo – e o social, que vai marcar a hora de entrar no trabalho, na faculdade ou escola.

O problema é que nosso relógio biológico está sincronizado com o ambiente, relacionado diretamente com o dia e a noite. E a grande questão e causa desse desencontro nos primeiros dias do horário de verão é que obedecer o horário social depende da adaptação do organismo, que varia de pessoa para pessoa. E quando esse horário muda, cria-se um descompasso que exige nova adaptação. Algumas pessoas vão se adaptar nos primeiros dias, outras não vão se adaptar.

A boa notícia disso tudo é que podemos criar uma rotina que amenize os efeitos negativos desse horário. Por exemplo, chegar do trabalho com o sol, pode ser um convite para a realização de atividade física.

Outra dica: uma alimentação equilibrada, pode ser sua aliada na diminuição dos desconfortos causados pelo relógio biológico. Outro fator que pode contribuir e muito nesses dias é se organizar para ir para cama mais cedo, recuperando assim essa uma hora de sono a menos. Que tal aproveitar os quatro meses de horário de verão e incluir novos hábitos saudáveis? Até porque, fevereiro de 2018, quando termina o horário de verão, está um pouco longe, e essa estrada pode ser percorrida de forma bem menos dolorosa.

Viva bem e melhor!