HomePostsSeguro agrícolaChip criado pelo Governo identifica frutas e hortaliças

Chip criado pelo Governo identifica frutas e hortaliças

Seguro agrícola
Chip_criado_pelo-Governo_identifica_frutas_e_hortalicas

O chip é um “código de barras eletrônico” que permite a identificação automática de embalagens de frutas e hortaliças a que estiver afixado.

Para garantir a qualidade dos produtos, reduzir o desperdício de alimentos e diminuir as perdas que ocorrem pós-colheita, especialmente durante o transporte e o armazenamento dos produtos nas centrais de abastecimento do país, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro de Excelência em Tecnologia Avançada (Ceitec S.A.), criou microchips que aperfeiçoam o gerenciamento da cadeia logística de frutas e hortaliças.

A tecnologia ajuda a garantir a qualidade dos produtos e reduz o desperdício de alimentos, além de diminuir as perdas que ocorrem pós-colheita, especialmente durante o transporte e o armazenamento dos produtos nas centrais de abastecimento do Brasil. A tecnologia da Ceitec S.A. opera em três linhas: identificação automática, lacre eletrônico e registrador de temperatura.

Os chips são de ampla aplicação, incluindo o setor de frutas e hortaliças. O chip CTC13001 (identificação automática) é um “código de barras eletrônico” que atende padrões internacionais de comunicação sem fio e permite a identificação automática de embalagens a que estiver afixado, sejam caixas, pallets e outras formas de armazenamento.

Esse chip permite a identificação e viabiliza o rastreamento e controle (local e tempo de armazenagem) de itens a partir de antenas de radiofrequência, construídas para esse fim, e controles informatizados.

Centenas de itens podem ser identificados e contados em um pallets, sem que ele seja desmontado. Com isso, economiza-se tempo e a manipulação dos produtos é minimizada.

A identificação pode levar em conta data de produção, embalagem, região de colheita e outros fatores.

O segundo chip, CTC13001T (lacre eletrônico), apresenta todas as funcionalidades do CTC13001 e, adicionalmente, acusa o rompimento da embalagem a que está afixado. Permite, assim, o tratamento diferenciado de itens de maior valor agregado e/ou mais sensíveis. Garante que a embalagem ou pallets entregue pelo transportador contenha exatamente aquilo que foi embarcado para transporte.

Já o CTC12100 (registrador de temperatura) possibilita o gerenciamento da “cadeia do frio”, ou seja, as operações logísticas que devem ocorrer em baixa temperatura. Registra o histórico da temperatura do item e o disponibiliza na tela do smartphone.

Desvios de temperatura durante o transporte ou armazenamento ??? que não produzem um efeito imediato, mas reduzem substancialmente o tempo de vida do produto em prateleira ??? podem ser prontamente identificados, convertendo-se em oportunidades de melhoria.

Por meio da Ceitec S.A., o MCTI aporta a alta tecnologia dos microchips para aplicações que podem impactar diretamente a vida do produtor e do cidadão, trazendo mais rentabilidade, qualidade e ganho ambiental nesse relevante mercado de frutas e hortaliças.

Ceitec S.A.

Uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 2008, a Ceitec S.A. atua no segmento de semicondutores e tem como missão posicionar o Brasil como um player global em microeletrônica, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

A Humber Seguros está sempre preocupada em atualizar o agricultor sobre as novidades que facilitam a vida no campo. A Humber também oferece ao homem do campo, que dedica sua vida ao cultivo e ao sucesso de sua plantação, um Seguro Agrícola. Com ele, o produtor rural garante a tranquilidade de suas safras e plantações contra os riscos de granizo, geada, estiagem, incêndio entre outros.

Acesse o site da Humber Seguros, faça uma simulação e garanta que nada atrapalhe o sucesso de seu trabalho.