Censo Agropecuário 2017 visa mapear perfil do campo brasileiro
A atualização de dados com o Censo Agropecuário 2017 ajudará o setor agropecuário
Um dos assuntos mais discutidos no Senado nesse mês de outubro foi o retorno da realização do Censo Agropecuário 2017. Os últimos dados dessa métrica foram realizados em 2006. Essa desatualização pode prejudicar o planejamento de políticas para esse setor agropecuário.
Importância do Censo Agropecuário
O Censo Agropecuário é um instrumento que visa conhecer o perfil do campo brasileiro, planejar o setor agropecuário, definir políticas públicas adequadas para cada setor e manter uma base de dados atualizada.
????? de fundamental importância o Censo Agropecuário. Não o concebemos como uma despesa de Estado, mas como um grande investimento. Um grande recenseamento permitirá que os governos possam acertar mais nas políticas publicas e nos permitirá pautar algo mais verdadeiro, mais real para o setor???, disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch em uma da audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Cancelamento do levantamento
O Censo Agropecuário 2017 foi cancelado pelo governo por causa do controle dos gastos públicos. O setor agropecuário vem sofrendo com a falta de recursos.
Ainda na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, o Ministério do Planejamento, em abril deste ano, fez cortes no orçamento inicial de R$ 330 milhões para R$ 266 milhões. Essa diminuição orçamentária fez com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiasse o censo.
Contribuições do novo levantamento
A próxima realização do Censo Agropecuário proporcionará a checagem e o confronto de informações obtidas em 2006.
Os recenseadores visitarão as propriedades rurais para confirmá-los, cadastrar novas propriedades ou excluir alguma que por ventura não exista mais.
O cadastro prévio conta com nove milhões de domicílios rurais e 3,9 milhões de estabelecimentos agropecuários que precisam ser checados. Desse total, 34 mil estabelecimentos concentram quase 90% da produção agrícola brasileira. Esses dados serão submetidos a uma coleta especial, mais detida, e não feita somente com o recenseador padrão.
?? preciso aguardar para, pois a Comissão da Agricultura vai apresentar uma emenda ao Orçamento da União de 2017 para garantir o censo. A comissão já aprovou o relatório do senador Roberto Muniz em que destina uma verba de 1 bilhão 156 milhões para a comissão com esta finalidade.