Casa inteligente: conheça 4 tecnologias indispensáveis

A casa inteligente de hoje é mais discreta do que a do desenho animado “Os Jetsons”, mas é tão funcional quanto. Já podemos contar com sistemas de som e luz integrados, fechaduras automáticas e aparelhos que respondem a comandos de voz.

Há pouco tempo, quem quisesse conectar os aparelhos domésticos ao comando de um botão precisaria contratar uma empresa especializada em automação, algo que sairia caro e demandaria paciência. Por isso, uma casa high tech era algo de luxo, que só víamos nas reportagens de pessoas ricas na televisão.

No entanto, a tecnologia ficou acessível e encurtou o caminho. Hoje, bastam dois ou três aparelhos para criar uma casa inteligente. Você já vai descobrir como. Continue a leitura deste artigo!.

O que é a casa inteligente?

A casa inteligente é aquela que funciona com ajuda da automação. Nela, usamos dispositivos que automatizam tarefas manuais, como ligar o ar-condicionado ou colocar uma música para tocar.

Você pode configurar a casa inteligente de acordo com suas necessidades. Por exemplo, programar o ar-condicionado para ligar toda vez que chegar do trabalho, ou regular a cafeteira para fazer café toda manhã.

Aqui, você precisará de poucos aparelhos. É o caso dos alto-falantes controláveis por voz, com assistentes virtuais como o Google Assistant e a Alexa. Outros itens podem complementar a compra, como sensores de movimento e lâmpadas inteligentes. Há também os smart plugs, tomadas inteligentes que ligam e desligam os aparelhos conforme os comandos.

Quais são as vantagens da casa inteligente?

As casas inteligentes se destacam pela possibilidade de controle da residência, economia, qualidade de vida e comodidade, além de uma valorização mais alta do imóvel. O modelo é democrático e inclui pessoas de todas as idades.

Para os idosos, por exemplo, traz autonomia. É o caso das lâmpadas que acendem ao sentir movimento, úteis para tornar as idas ao banheiro mais seguras. Lâmpadas conectadas à campainha também permitiriam a pessoas com problemas de audição verem a presença de alguém na porta.

Com a popularização dos produtos inteligentes no mercado, as soluções são várias. Incluem equipamentos de imagem, segurança e som, todos podendo ser integrados e permitindo o controle remoto.

Quais são as tecnologias da casa inteligente?

A base de uma casa inteligente é a automação. Ela é controlada por um app de celular ou um assistente que centraliza as configurações dos aparelhos, como dissemos. Dá para ter vários produtos inteligentes, de lâmpadas a geladeiras. Veja a seguir.

1. Lâmpadas e sensores de presença

As lâmpadas inteligentes não têm um valor inacessível e dá para controlá-las por app ou comando de voz. A ativação acontece por wi-fi, permitindo desligar e ligar as luzes sem a necessidade de tocar o interruptor.

Alguns modelos também permitem trocar a cor e a intensidade de luz. Você pode também programar horários. É possível criar uma iluminação mais baixa para induzir uma atmosfera de relaxamento antes de dormir e programar uma luz intensa para acordar sem despertador.

Os sensores de presença podem ser associados à luz, para que ela ligue quando houver algum movimento. Também podem enviar notificações por celular, caso haja algum movimento na casa.

2. Alto-falante inteligente

Os alto-falantes inteligentes têm um hardware com wi-fi para escutar, interpretar e responder aos usuários. Dá para conectá-los a outros aparelhos domésticos, tornando-os capazes de regular a luz ou o ar condicionado, por exemplo.

Ele funciona a partir de uma tecnologia chamada “internet das coisas”. Sua lógica é conectar os objetos da casa à internet. O gadget tem um microfone que funciona como os ouvidos; uma caixa de áudio que funciona como a boca; e o acesso à internet, que é como o cérebro.

Na internet das coisas, criamos uma identidade digital para os objetos de uso diário, conectando-os em uma rede integrada, feita para deixar nossas vidas mais fáceis. Um sistema de aprendizado de máquina trabalha nesses dispositivos para interagir como se fosse uma pessoa.

3. Fechadura e câmera inteligente

As fechaduras inteligentes são um item de segurança. Elas funcionam com biometria e sensor de presença, tendo controle sem fio. Com elas, você pode fazer os comandos direto no app, ainda que a distância. Você pode usar as digitais dos moradores para abrir a casa. Alguns modelos trazem outras opções, como um modo “não perturbe”.

Pelo app, dá para ver quando a fechadura foi aberta. Também é possível integrar câmeras ao sistema inteligente, conectando-as ao wi-fi para acompanhar sua casa à distância pelo app do fabricante. Há opções de lâmpadas equipadas com câmeras que funcionam por wi-fi.

4. Nobreak

Para ter uma casa inteligente que funcione, é preciso haver uma conexão estável de internet. O nobreak é um dispositivo para isso. Sua função é proteger os equipamentos de quedas de energia, evitando danos provocados pelas interrupções inesperadas. Ele possui uma bateria interna que armazena energia e evita o desligamento bruto nesses casos. Não é um aparelho smart, mas é um requisito importante.

Uma das vantagens do nobreak é a possibilidade de evitar queimas e mau funcionamento dos aparelhos. Sua bateria interna ajuda a preservar a vida útil dos equipamentos e dá um tempo de disponibilidade para salvar arquivos importantes. O nobreak tem instalação simples e é mais econômico do que os geradores de energia tradicionais.

Como um seguro casa pode ajudar?

Não adianta ter uma casa tecnológica, cheia de equipamentos atrativos, se ela não está protegida. O seguro casa cobre danos de incêndio, explosão de gás, queda de raios e por aí vai. Também dá para complementar a cobertura com outras, conforme as opções da seguradora.

Para saber quais coberturas fazem sentido para o seu caso, você pode também ter a ajuda profissional de uma corretora de seguros, além de estudar bem as cotações.

A casa inteligente, como você viu, não é mais uma coisa de ficção científica. É possível repaginar uma casa comum com o investimento simples em alguns gadgets para ter um resultado minimalista e funcional.

Deixamos passar algum dispositivo que não pode faltar em uma casa inteligente? Então, conte para a gente aqui embaixo nos comentários!