HomePostsSeguro AutomóvelCarro novo ou usado: qual é a melhor opção para você?

Carro novo ou usado: qual é a melhor opção para você?

Seguro Automóvel
carro novo ou usado

O mercado de automóveis no Brasil oferece uma enorme diversidade para o consumidor, com modelos e preços que atendem a todas as necessidades e bolsos. Mesmo que isso seja algo positivo, na hora de escolher, é necessário fazer uso da ponderação para seja feita a melhor compra, e isso inclui decidir entre comprar um carro novo ou usado.

Deter informações relevantes sobre esses dois tipos de veículos é fundamental para evitar arrependimentos, mas, como será mostrado, ambos possuem vantagens e desvantagens. Estar ciente daquilo que se deve esperar da sua relação com seu primeiro ou próximo veículo ajuda nos cuidados a serem tomados, desde a negociação com a concessionária ou com o revendedor.

Continue a sua leitura e veja qual é a melhor opção para quem está dividido entre comprar um veículo novo ou um usado. Confira!

Preço

É evidente que um veículo usado é mais barato que um novo, e isso inclui também os seminovos, que são aqueles com até 3 anos de uso e 60 mil quilômetros rodados. É possível fazer um bom negócio com um veículo usado, mas a avaliação do preço deve estar alinhada com a análise do veículo que se pretende comprar.

Um veículo usado que demandará gastos elevados com consertos, mesmo que represente um bom negócio quando avaliado pelo preço, implicará em períodos de indisponibilidade para o proprietário, além dos gastos para deixá-lo em boas condições para o uso. Já um carro novo estará quase sempre pronto para o uso, e os problemas eventualmente apresentados serão de fácil solução.

Manutenção

É possível comprar um veículo considerado de luxo com aproximadamente 10 anos de uso pelo mesmo preço de um popular 0 km, mas essa compra pode representar uma verdadeira cilada para o adquirente. Um veículo popular tende a possuir um projeto mais simples, com peças mais baratas e com farta mão de obra disponível para a realização da manutenção. Por sua vez, um veículo de categoria superior conta com sistemas mais complexos, escassez de peças de reposição e poucas oficinas especializadas em sua manutenção.

O risco é, de acordo com o problema apresentado pelo veículo de luxo, que o conserto custe quase o preço que foi pago por ele. Nesse caso, o proprietário pode ter que deixá-lo parado ou vendê-lo por uma fração do valor pago. Mesmo que opte por um usado, escolha um veículo de uma categoria que esteja dentro do seu orçamento!

Desvalorização e liquidez

Ter um carro não é um casamento, e sua venda pode ser algo natural ou mesmo surgir de alguma necessidade imprevisível. Se você compra um carro novo, a liquidez tende a ser maior, visto que o veículo não teve nenhum outro proprietário, e isso inspira confiança para quem está em busca de um veículo de primeira mão. No caso dos populares, a liquidez é ainda maior.

Já o veículo usado tende a enfrentar maiores dificuldades na hora da venda, seja pelo excesso de oferta, seja pelas exigências relacionadas à procedência e ao estado de conservação. Mas há uma vantagem, que é a menor depreciação, visto que um veículo novo sofre com uma desvalorização acentuada nos primeiros anos de uso.

Independentemente de qual for a sua escolha, não abra mão de cuidar e blindar seu patrimônio, afinal, sabemos quanto suor é necessário para tê-lo. Máquinas podem quebrar, demandam manutenção e são imprevisíveis, e isso vale para todas sem qualquer exceção. Contar com uma apólice é uma forma de proteger a sua propriedade e diminui a sua vulnerabilidade em situações indesejáveis mas possíveis de acontecerem, como a quebra durante uma viagem, por exemplo.

Agora que você sabe o que avaliar quando tiver que escolher entre um carro novo ou usado, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais! Pode ser que seus contatos estejam com a mesma dúvida que você e as informações aqui veiculadas sejam úteis também para eles!