HomePostsSeguro estágioBullying no ambiente de trabalho

Bullying no ambiente de trabalho

Seguro estágio
Bullying-ambiente-trabalho

O Bullying no ambiente de trabalho é a inferiorização do profissional

Quem disse que o bullying é praticado apenas nas escolas está enganado. mais comum do que se imagina a prática do Bullying no ambiente de trabalho.

Como identificar?

O bullying no ambiente de trabalho pode acontecer em situações de hostilidade ou constrangimento vindas de colegas próximos ou até de chefes. Muitas vezes, por autodefesa ou medo de se exporem, também acabam praticando bullying com outras pessoas.

De acordo com especialistas, o bullying praticado no trabalho também é conhecido como assédio moral e pode afetar desde estagiários até mesmo funcionários e chefes.

Ao praticar o bullying, a intenção de quem o pratica é, na maioria das vezes, inferiorizar o trabalho e/ou as atitudes de alguém. Geralmente, pelo fato de este se destacar nas atividades para as quais é designado.

Vítimas do bullying no ambiente de trabalho
Os estagiários costumam ser vítimas dessa prática, principalmente quando são pró-ativos, quando demonstram interesse pelo aprendizado, pelo trabalho, e acabam se destacando entre os colaboradores mais velhos da empresa. Estes, muitas vezes, são acomodados, por isso a atitude positiva e inovadora do outro os incomoda.

Conheça os direitos e deveres do estagiário!

Diante desse problema, os danos causados por essa prática podem não somente afetar apenas as vítimas do assédio, mas as próprias organizações, pois aqueles estagiários ou funcionários que se destacam no trabalho por suas qualificações profissionais têm grande chance de procurar outra oportunidade no mercado de trabalho e se desligar da empresa na qual trabalhava. Assim, com a saída de seus bons colaboradores, restarão à empresa apenas os velhos acomodados.

Para evitar que isso aconteça, é importante que as organizações criem um programa de competência e de meritocracia, ou seja, um sistema que reconheça seus bons funcionários e estagiários e os valorize.

Agora que você já sabe como se portar diante dessa situação,repasse a informação aos seus colegas de trabalho!