Aprenda a fazer irrigador solar automático com materiais usados

Seguro agrícola
aprenda_a_fazer_irrigador_solar_automatico_com_materiais_usados

Faça um irrigador solar automático utilizando materiais usados

Você sabia materiais usados como garrafas podem se transformar em um irrigador solar automático? Não? Então continue lendo esta matéria e veja como economizar gastos já que esse instrumento não necessita de eletricidade.

Como fazer um irrigador solar automático?


Essa criação é obra de um pesquisador da Embrapa que baseou-se no método de gotejamento para auxiliar pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados de maneira automática.

O físico e pesquisador da Embrapa Instrumentação (SP) Washington Luiz de Barros Melo criou o equipamento norteado pelo princípio da termodinâmica. Ou seja, o ar se expande quando aquecido.

Na prática, o ar é utilizado como uma bomba que pressiona a água para a irrigação.

Como fazer?
Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa que contém água. Quando o sol incide sobre a garrafa escura, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar na plantação.

O invento ainda é composto por mais dois depósitos de água: uma garrafa rígida também emborcada que tem como função de caixa d’água visando manter abastecida a garrafa do gotejamento, além de um recipiente maior conectado à garrafa-caixa-d’água o qual armazena um volume maior de água que será usado por todo o sistema.
Esses tubos que interligam as garrafas podem ser produzidos a partir de equipos de soro hospitalar, como também capas de fios elétricos. Para isso, é preciso retirar os fios de cobre de dentro.

Desafio:
Quem for desenvolver deve atentar-se para o processo de vedação. As três primeiras garrafas necessitam ser fechadas totalmente. Para isso, a utilização de adesivos plásticos, do tipo Araldite, é uma das alternativas. Mas isso exige uma aplicação minuciosa.

Também compõe o sistema um distribuidor que pode ser construído com garrafa pet e do qual saem as tubulações que farão a irrigação.

Vantagens do irrigador caseiro: Esse instrumento é econômico e ecológico já que depende de luz solar e utiliza a técnica de gotejamento.

Passo a passo

Quando o Sol ilumina a bomba solar, a temperatura interna aumenta. O ar interno se expande e força a passagem pelo tubo; a pressão do ar sobre o líquido no recipiente impulsiona-o a sair pelos tubos.

A água sai pelo tubo por gotejamento. A pressão interna do recipiente diminui. Nisso, a água no recipiente passa para o recipiente para suprir a água perdida. Mas um pequeno vácuo no recipiente é gerado. Este vácuo provoca a sucção da água que se encontra no reservatório.

Quando se encerra a iluminação, a bomba solar tende a esfriar, diminuindo ainda mais a pressão interna do recipiente, isto provoca um aumento do vácuo no recipiente, que aumenta a sucção da água do reservatório.

Este processo continua até o recipiente completar totalmente o seu volume de água.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)