HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisApólice digital: o que é, como escolher e de que forma consultar

Apólice digital: o que é, como escolher e de que forma consultar

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
apólice digital

Entre as facilidades que a tecnologia oferece para tornar o dia a dia mais ágil e mais leve se destaca a possibilidade do uso de documentação digitalizada no lugar de documento impresso. É o caso da apólice digital no segmento de seguros.

A adoção desse formato traz vantagens para a seguradora, para a corretora de seguros e para o segurado. Por sua vez, a opção de receber a apólice no formato digital é iniciativa do segurado.

Continue a leitura e descubra o que é, como escolher e de que forma consultar a apólice digital.

Qual a importância de encontrar meios para facilitar o dia a dia?

As rotinas e ocupações do dia a dia moderno trazem demandas novas cuja solução necessita de criatividade e, por vezes, do auxílio da tecnologia. Trata-se, portanto, de encontrar meios para facilitar a vida e seus afazeres, encurtando caminhos para a solução de problemas e elaborando formas de descomplicar as necessidades.

Assim, considere, por exemplo, você precisando localizar a apólice de seguro de vida de uma pessoa próxima que faleceu recentemente. Ou, então, imagine precisar de acesso à apólice de seguro de seu carro quando não estiver com ela em mãos.

Nesses dois exemplos simples, fica muito fácil perceber as vantagens que podem existir na adoção de apólices digitais. Nessa condição, os documentos podem estar arquivados em ambiente acessível e, desse modo, podem ser consultados a qualquer momento, em qualquer lugar em que você esteja.

Pode-se acrescentar ainda as características de sustentabilidade de uma opção que declina da necessidade de utilizar papel e impressão. Assim, a iniciativa traz facilidades e, ao mesmo tempo, reduz a demanda pelo consumo de um produto de elevado custo ambiental. Acompanhe o post e saiba mais sobre a apólice digital.

O que é a apólice digital e como optar por esse formato?

Uma apólice é um documento que consolida a aceitação da relação contratual de seguro efetivada entre a seguradora e o segurado, além de detalhar os compromissos contratuais. Traduzindo: é um documento que especifica as condições do seguro contratado.

Assim, enquanto o segurado paga à seguradora um prêmio (valor do seguro), a companhia se obriga a indenizar o segurado na ocorrência de um sinistro. O sinistro, por sua vez, é um evento como, por exemplo, uma batida de carro, para o qual a apólice faz previsão de cobertura.

A apólice, portanto, relaciona as diferentes responsabilidades das partes e explicita as coberturas que darão direito à indenização do segurado pela seguradora. De modo resumido, pode-se dizer que o seguro cumpre sua missão cumprindo as previsões da apólice.

Uma apólice digital, por sua vez, é um avanço na elaboração desse documento que a tecnologia viabiliza. Desse modo, todo o conteúdo da apólice do seguro é disponibilizado em um arquivo digital que, assim, pode ser acessado a qualquer momento.

O formato digital da apólice, como foi visto, dispensa a necessidade de impressão e os custos envolvidos (papel, tinta, impressora). Sua adoção traz vantagens para todos os envolvidos: a corretora, a seguradora e o segurado, além do meio ambiente.

Um aspecto da apólice digital que deve ser ressaltado é que se trata de um documento assinado digitalmente pela seguradora, de maneira segura e que pode ser verificada. Além disso, tem validade jurídica e legal. Nesse sentido, qualquer adulteração do documento pode ser comprovada.

Um resumo das principais vantagens de sua utilização pode ser assim relacionado:

  • permite agilidade na rotina diária;
  • facilita o acesso a qualquer momento;
  • promove grande economia de papel e impressão;
  • é ambientalmente mais adequada;
  • é segura e certificada digitalmente;
  • permite arquivar consigo, assim como acessar online.

Para dispor da apólice digital, deve-se indicar essa opção quando da contratação do seguro. Ao mesmo tempo, deve ser indicado um endereço de e-mail do segurado para recebimento do arquivo certificado da apólice digital. De maneira geral, o arquivo é produzido no formato pdf, cuja leitura é facilitada.

Como realizar a consulta de uma apólice digital?

Conforme a seguradora ofereça, podem existir diferentes formas de acesso a uma apólice digital. Veja a seguir as possibilidades disponíveis.

1. Recebimento do arquivo digital por e-mail

O recebimento da apólice digital por e-mail constitui a maneira direta inicial e deve ser formalmente solicitada pelo proponente na contratação do seguro. Aprovada a proposta, a apólice é gerada e a certificação é consignada, produzindo um documento em arquivo digital.

Durante a contratação, o proponente deve indicar o e-mail para o qual a apólice digital será encaminhada. Desse modo, logo que gerado o arquivo, rapidamente é transmitido para a caixa postal eletrônica indicada pelo segurado.

2. Por meio do aplicativo da seguradora

Algumas seguradoras têm aplicativo próprio e incluem um acesso à apólice digital por meio de utilização desse app. É uma tendência forte e, para sua utilização, o segurado deve realizar o login (informar usuário e senha) conforme tenha sido cadastrado na plataforma da seguradora.

Aplicativos assim facilitam ainda a disponibilidade de outros serviços e acessos como, por exemplo, dispor do cartão do seguro no seu celular, eliminando a necessidade do segurado carregar mais um cartão físico. Também disponibilizam orientações básicas de procedimento, além de acesso rápido à seguradora no caso de sinistro.

3. No site da seguradora

As seguradoras também podem optar por manter no seu site institucional uma área que seja acessível por meio da utilização do login usuário/senha. Assim, como segurado, a pessoa deve se cadastrar no site e a partir daí fazer o seu acesso a qualquer momento.

Uma vez identificado por meio desse login, poderá fazer um download do arquivo da apólice digital. Da mesma forma, poderá facilmente obter outras informações que desejar, além de orientações que precise por qualquer razão.

Como você pode ver, a apólice digital não apresenta inconvenientes e traz uma série de vantagens para todos os envolvidos, sendo um instrumento facilitador para o atendimento às demandas que surgem no dia a dia.

Entre em contato conosco e permita que a Humber Seguros forneça toda a orientação sobre seguros e suporte para você dispor de uma apólice digital do seu seguro.