HomePostsSeguro agrícola6 aplicativos rurais que você não pode deixar de conhecer

6 aplicativos rurais que você não pode deixar de conhecer

Seguro agrícola
aplicativos rurais

Atualmente, com a tecnologia avançada, não faltam aplicativos rurais de todo tipo e para todos os setores. São muitas ferramentas que colaboram com a atividade agrícola nas mais diversas previsões, avaliações e tarefas diárias.

Dessa forma, é possível executar atividades, que antes eram mais trabalhosas. Com a ajuda desses aplicativos, além da rapidez nos processos, é possível tomar decisões mais assertivas quanto a vários aspectos relacionados ao trabalho rural.

Neste artigo, trouxemos para você, que trabalha no setor agrícola, alguns dos aplicativos muito utilizados por agrônomos e agricultores. Confira como podem ser úteis no seu trabalho!

1. Aegro – Gestão Rural Simplificada

Trata-se de um dos aplicativos rurais que ajuda bastante no agronegócio, facilitando a administração nos mais diversos empreendimentos em uma área rural. Sua aplicação envolve as mais diferentes fases de um negócio agrícola — alcançando todas as etapas relacionadas às estratégias do trabalho rural.

Sendo assim, o Aegro ― Gestão Rural Simplificada é visto como uma ferramenta que integra os vários aspectos de uma gestão, que vão desde o planejamento inicial até o final da produção, avaliando os resultados obtidos no agronegócio.

Para que os objetivos deste aplicativo sejam alcançados, são oferecidas diversas funcionalidades. Veja as principais:

  • planejamento das safras que fazem parte do negócio;
  • auxílio na gestão financeira rural;
  • controle do estoque rural;
  • avaliação das máquinas agrícolas;
  • análise da comercialização agrícola;
  • a presença de indicadores que avaliam a produção.

O aplicativo envolve a oferta de dois tipos de planos. Um deles é voltado para a produção na lavoura e o outro inclui recursos mais robustos. Além disso, oferece soluções adicionais quando integrado a outros aplicativos para as seguintes finalidades:

  • disponibilizar para os gestores imagens de satélite e NDVI;
  • monitorar pragas e doenças existentes no local;
  • fazer previsões climáticas que contribuem ou comprometem a produção;
  • elaborar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

O aplicativo está disponível tanto no sistema Android quanto no iOS.

2. EVAPO

O EVAPO possibilita ao agricultor conhecer mais aprofundadamente sobre o clima da região. Ou seja, é possível saber a quantidade de água evaporada do solo que retorna para a atmosfera, da mesma forma consegue dados sobre a transpiração que ocorre na própria lavoura.

Dessa forma, o aplicativo consegue fornecer dados sobre a evapotranspiração potencial (ETP) em qualquer local onde deseja operar. Dessa forma, garante um trabalho mais eficiente relacionado à agricultura e as melhores condições meteorológicas para as safras.

O sistema do app EVAPO trabalha por georreferenciamento, que toma por premissa o local onde o agricultor esteja. Nesse sentido, basta abrir o app e o sistema identifica sua localização e a exibe no mapa.

Em seguida, promove a leitura da ETP (evapotranspiração potencial), expondo na tela do smartphone ou tablet a quantidade de água eliminada em milímetros por dia. Isso assegura a obtenção de um histórico sobre as condições hídricas de cada dia, garantindo uma noção da quantidade de água perdida na atmosfera.

O EVAPO é um aplicativo gratuito que pode ser baixado na Google Play.

3. Bioinsumos

O aplicativo é produzido pela Embrapa e tem por objetivo disponibilizar para o gestor rural o Catálogo Nacional de Bioinsumos, que pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Dessa forma, todos os insumos biológicos, necessários aos produtores rurais, são cadastrados no MAPA com suas devidas indicações de onde podem ser encontradas.

Os bioinsumos são necessários para qualquer produção, visto que atuam no controle de pragas e no beneficiamento agrícola — com grande utilidade na agricultura orgânica. Nesse sentido, o aplicativo atua organizado em duas seções: inoculantes e pragas.

O interessante é que para cada praga há uma descrição detalhada, disponibilizando uma relação de produtos indicados para o controle. No que concerne aos inoculantes, o app elenca os que foram testados e aprovados nas mais diversas culturas e disponibiliza os fornecedores credenciados.

O aplicativo Bioinsumos está disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS.

4. Calagem App

O app Calagem é um assistente de cálculos com muita utilidade nas operações de aplicação de calcário no solo. Assim, é possível fazer um controle acerca da necessidade da calagem, que é dimensionada pelo aplicativo e, dessa forma, possibilita fazer uma reparação no solo, evitando perdas.

Para isso, você deve inserir os dados obtidos pelo aplicativo, que faz uma avaliação e recomenda as quantidades mais apropriadas. Para esse objetivo, o app oferece opções dos melhores métodos de cálculo e outros que indicam a quantidade a ser utilizada.

O app está disponível nos sistemas Android e iOS.

5. AccuWeather

Trata-se de um aplicativo muito útil, pois fornece um radar meteorológico, em qualquer lugar do mundo, sobre as condições climáticas extremas ou atípicas que podem ocorrer em determinadas regiões.

A previsão climática, feita diariamente, é bem detalhada, com dados que abrangem a temperatura, nebulosidade, índice de raios UV, sensação térmica, velocidade e direção do vento e probabilidade de chuva.

O aplicativo é atualizado a cada minuto, garantindo uma previsão do tempo com muita precisão, permitindo ainda que o agricultor visualize somente as informações relacionadas à sua lavoura. Além disso, faz projeções para os próximos 15 dias.

É um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

6. Dose Certa

O aplicativo Dose Certa atua na regulagem das plantadeiras com maior precisão que nas tabelas de máquinas agrícolas. Trata-se de uma ferramenta de grande importância, visto que a granulometria dos fertilizantes pode variar muito.

Nesse sentido, o produtor afere a regulagem a partir do deslocamento da máquina. Por exemplo, com o produto coletado em 100 metros de deslocamento, o app faz um cálculo que regula precisamente a quantidade por hectare de trabalho.

Da mesma forma, ocorre com a operação da semeadura. O aplicativo, na verdade, garante cuidados que envolvem desperdícios por erros de regulagem na gestão do agronegócio.

O app se baseia sempre na distância inicial e no espaço disponível para a lavoura. Dessa forma, a regulagem se torna mais precisa, não se limitando a conhecimentos teóricos.

O aplicativo Dose Certa pode ser baixado na Google Play.

Como você pôde conferir neste artigo, existem muitos aplicativos rurais que beneficiam a agricultura, garantindo mais facilidade na produção agrícola. Isso gera produtos mais qualificados e grande produtividade na lavoura.

Gostou deste conteúdo? Que tal deixar um comentário ou dar dicas de outros aplicativos? É só relatar suas impressões e experiências. Vamos apreciar muito conhecer seus relatos sobre o assunto!