HomePostsSeguro agrícolaAgricultores podem acessar dados do clima de 100 anos atrás

Agricultores podem acessar dados do clima de 100 anos atrás

Seguro agrícola
agricultores_podem_acessar_dados_do_clima_de_100_anos_atras

No fim de novembro, dados do clima de 100 anos atrás serão liberados

O Ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, inaugurará no dia 30 de novembro o Centro de Dados Climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, os agricultores poderão acessar dados do clima de 100 anos atrás.

Como funciona o sistema?

O sistema que será liberado para todos os brasileiros trará informações das estações meteorológicas instaladas em todas as regiões do país.

As informações serão armazenadas todos os dias em um banco de dados no Sistema de Informações Meteorológicas (SIM), na página do Inmet.

A página já continha informações climáticas desde 1961, mas agora conterá dados de 100 anos atrás.

Benefícios aos agricultores

Com o acesso a esses dados, os agricultores poderão compreender os fatores climáticos específicos da região que possuem culturas. Além de verificar as mudanças climáticas ocorridas nas últimas décadas.

Assim, conhecerão não só os fatores de vulnerabilidade, mas também as melhores épocas em questões de produtividade.

Os internautas vão encontrar no Centro de Dados Climáticos inúmeras informações. Entre elas estão: variações de temperatura nas diferentes regiões do país ao longo dos anos. Além da direção e velocidade dos ventos, tipos de fenômenos meteorológicos e índices pluviométricos, entre outros.

Iniciativa do Sistema

No ano de 2007, o Inmet deu inicio a um levantamento detalhado do acervo existente na sede e nos 10 Distritos de Meteorologia. O intuito era o de identificar tipos, quantidades e estado de conservação e armazenagem dos dados.

Depois desse processo de coleta e centralização de informações, o Inmet conclui nesta etapa final a digitalização e validação das informações. Tudo isso irá compor uma base de dados histórica, com os registros meteorológicos do instituto.

Previsão do Tempo

O Inmet oferecerá dados climáticos de 100 anos atrás. entretanto, ao acessar a Humber Seguros você pode conferir a previsão do tempo atual para sua cidade. A atualização do tempo é feita a cada três horas.

Confira já a previsão do tempo para seu município!