HomePostsEstágioSeguro estágioDicas para evitar acidentes pessoais durante o estágio

Dicas para evitar acidentes pessoais durante o estágio

Estágio, Seguro estágio
acidentes pessoais

Evitar acidentes pessoais durante o estágio deve ser uma preocupação de grande parte das organizações. Alguns possíveis acidentes que podem acontecer podem ser quedas, choques, choques contra objetos de trabalho que são normalmente utilizados (até mesmo celular, por exemplo), contusões e doenças ósseas. Para quem trabalha em escritório, ainda há a importância de sempre ter atenção quanto à ergonomia, pois impacta diretamente na saúde e bem-estar dos profissionais.

Neste material, a gente vai explicar algumas dicas práticas para evitar esses acidentes pessoais durante o estágio e o que é preciso ter atenção para que não haja nenhum tipo de problema. Continue a leitura e saiba mais!

1. Identificação das áreas de risco

O primeiro passo é a identificação das áreas de risco. Para isso, é preciso inicialmente realizar inspeções regulares nos espaços de trabalho. Por meio dessas análises é que existe a possibilidade de entender quais são os pontos que merecem atenção por parte da gestão, qual é o nível de risco e alternativas que podem ser feitas para evitá-las.

Depois, analise alguns dados de acidentes de trabalho em dois pontos específicos: na sua área de atuação e também na própria empresa. Se ocorreu qualquer tipo de incidente em algum local ou se existem outros espaços com características semelhantes, também é um ponto que exige cuidado.

Outros tópicos que merecem atenção:

  • entender sobre riscos específicos, principalmente se o seu nicho de trabalho for muito diferente do mercado;
  • consultar especialistas a respeito do tema;
  • acompanhar tendências de mercado;
  • considerar qual é a natureza das tarefas;
  • considerar se existem movimentos repetitivos, entre outros pontos.

2. Treinamento e capacitação

Independentemente de qual seja o contexto da empresa, é importante investir em treinamento e capacitação, principalmente para casos em que houver riscos maiores de acidentes. Organizações que ofereçam Equipamentos de Proteção Individuais, por exemplo. É obrigatório fornecer esses itens para que os colaboradores possam utilizá-los em seu dia a dia de trabalho. No entanto, de nada adianta se não houver uma capacitação adequada para que as pessoas saibam utilizá-los da forma correta.

Existem os treinamentos comuns de segurança do trabalho que já são oferecidos nas empresas. Integração de segurança e primeiros socorros são alguns dos principais. O último, inclusive, contribui para que as pessoas entendam o passo a passo sobre o que é preciso ser feito em diferentes incidentes. Além disso, possibilita que sejam acionadas as pessoas certas caso surja qualquer eventualidade.

Profissionais que utilizam com frequência maquinários pesados também precisam de atenção especial, pois naturalmente estão suscetíveis a riscos maiores. Mas atenção: lembre-se sempre que estagiários precisam de supervisão, especialmente de colaboradores com mais experiência naquele ramo de atuação em específico.

3. Espaço de trabalho organizado

Espaço de trabalho organizado deve ser uma prioridade não apenas para reduzir riscos de acidentes pessoais, como também para garantir que haja mais produtividade por parte de seu time. A partir do momento em que as pessoas estão em um local com fácil acesso a todo o material utilizado em sua rotina e encontra com facilidade os itens necessários para as demandas, consequentemente a conclusão será mais ágil.

4. Uso adequado de ferramentas

Também é importante que todas as ferramentas sejam utilizadas corretamente. Muitos acidentes pessoais envolvendo estagiários ou outros profissionais ocorrem devido à imprudência ou ao uso inadequado de equipamentos. Por isso, quando os itens são manuseados de forma correta e há conhecimento sobre como agir em situações de perigo iminente, os riscos de acidentes diminuem significativamente.

Além disso, é importante destacar um ponto específico: equipamentos que exigem conhecimento técnico e habilitação para operação não devem ser manuseados por pessoas não qualificadas. Nessas situações, é preciso manter distância e garantir que haja sinalização adequada, alertando sobre os riscos envolvidos. Isso contribui para a segurança de todos no ambiente de trabalho.

5. Práticas de ergonomia

Práticas de ergonomia devem ser consideradas para qualquer profissional, independentemente do nicho de atuação. Entre as principais, devemos levar em consideração:

  • capacite as pessoas em relação às melhores práticas para que as pessoas se mantenham eretas e com a cabeça alinhada com o monitor, oferecendo todo o suporte necessário;
  • conte com um escritório que tenha uma iluminação adequada, escolhendo locais para que eles trabalhem em um espaço mais claro e com incidência de luz natural;
  • mantenha as estações de trabalho bem organizadas para que as pessoas possam realizar suas atividades no dia a dia de forma adequada;
  • incnetive que os estagiários façam pausas pequenas ao longo do dia, principalmente aqueles que estão muito envolvidos com o computador;
  • entenda sobre os principais tópicos relacionados à ergonomia para trabalho em pé com o objetivo de eles também estarem por dentro das dicas necessárias para atuação nesse tipo de contexto, entre outros.

6. Gerenciamento de estresse

Por fim, deve-se destacar que o estresse e o bem-estar não estão diretamente relacionadas a acidentes de trabalho, mas também é um ponto de preocupação por parte da gestão. Entre as ações que podem ser adotadas na empresa, ressaltamos principalmente:

  • orientar para que eles tenham uma rotina mais bem organizada, de modo que se defina as prioridades e consiga estabelecer entregas de acordo com as demandas mais importantes;
  • orientá-los quanto à postura necessária frente ao computador ou em qualquer outro espaço;
  • incentivá-los a estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, principalmente quando for percebido em que o horário pré-estabelecido está sendo cumprido com horas extras (algo não permitido para estagiários);
  • incentivá-los a criar relações positivas no espaço de trabalho;
  • promover ações de integração com as equipes, entre outros.

E então, o que achou de entender um pouco mais sobre como evitar acidentes pessoais no espaço de trabalho, principalmente levando em consideração estagiários? Como você pôde perceber, são atitudes simples que podem ser realizadas e que impactam positivamente a rotina de trabalho, além de garantir a saúde, segurança e bem-estar de quem está iniciando a sua carreira.

Se gostou deste material e deseja também conferir outras dicas e novidades como as que apresentamos aqu, é só curtir a nossa página no Facebook e ver de perto o que estamos preparando!