Descarte correto de material orgânico beneficia agricultor
Embrapa estimula agricultores ao descarte correto de material orgânico
Os agricultores estão sendo estimulados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o descarte correto de material orgânico. Essa prática oferece vantagens econômicas e ambientais.
Benefícios do descarte
A gordura animal apresenta vantagens econômicas, ambientais e sociais tanto para os agricultores familiares quanto para as usinas que produzem biodiesel. Esse tipo de combustível é produzido de óleos vegetais ou gorduras animais, a partir de uma reação química.
A Embrapa incentiva o descarte correto por meio do Programa do Selo combustível Social promove uma parceria entre a indústria e o agricultor familiar. O programa teve início em dezembro de 2014 e já apesenta grande adesão do público.
No Brasil, a maior parte da produção de biodiesel vem da soja, aproximadamente 80%. O resto da gordura bovina complementada com óleo de algodão (15 a 20%).
Benefícios ao homem do campo
Os agricultores que participarem do programa ganham contratos prévios que funcionam como uma forma de garantia de venda da produção e a prestação de assistência técnica para beneficiários. Já as empresas que aderirem ao programa recebem o selo combustível social será concedido.
“Eles [os agricultores] precisam estar dentro da regra, uma vez habilitado podem começar o processo de fornecimento para que possam ganhar assistência técnica e firmar contrato.” ressaltou Marco Pavarino, Coordenador de biocombustíveis da Secretaria Especial de Agricultura Familiar da Casa Civil, em nota oficial no site da Embrapa.
Como participar do programa?
O Programa Selo combustível Social possui dois grandes objetivos: a inserção do biodiesel na matriz produtiva do país e a oportunidade de trazer a inclusão social e produtiva para os agricultores familiares.
Os agricultores que tiverem interesse em participar devem procurar a Coordenadoria de Biocombustíveis para saber das regras e fazer o cadastro. Ao se habilitarem, já poderão começar o processo de fornecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Acesse aqui.